Zohran Mamdani vence: qual o próximo passo na luta contra os bilionários? A eleição de Zohran Mamdani como prefeito da cidade de Nova York é uma das vitórias de maior destaque para um candidato socialista na história americana. Na “capital do capitalismo” — a maior cidade do país imperialista mais poderoso do planeta — mais de um milhão de pessoas votaram em um autoproclamado socialista democrático, no que o The New York Times descreveu corretamente como uma “onda de descontentamento contra o establishment”.
O mundo de cabeça para baixo – um sistema em crise Publicamos a seguir o texto de Perspectivas Mundiais aprovado pelo Congresso da Internacional Comunista Revolucionária em agosto de 2025.
A escalada de Trump no Caribe – O imperialismo americano tenta restabelecer o controle sobre seu “quintal” A escalada da intimidação imperialista dos EUA contra a Venezuela, iniciada em agosto, atingiu o auge e agora envolve também a intimidação da Colômbia. Além do aumento da presença militar no Caribe, da destruição de pequenos barcos e dos voos provocativos de bombardeiros na costa da Venezuela, vemos agora o envio do Grupo de Ataque do Porta-Aviões USS Gerald R. Ford para o Caribe.
Fora Claudio Castro! Precisamos responder à megachacina nas ruas! No dia 28 de outubro de 2025 ocorreu a maior chacina protagonizada por forças policiais na história do Estado do Rio de Janeiro. Os números e imagens de corpos espalhados em fila pelo chão chocaram todo o Brasil, alimentando um sentimento de revolta que ultrapassou os diretamente afetados para chegar em amplos setores do movimento social organizado, que estão planejando manifestações nas ruas para os próximos dias.
Sistema bancário paralelo: uma bomba-relógio nos alicerces da economia dos EUA Há meses, uma situação das mais peculiares se desenrola diante de nossos olhos. Por um lado, o capitalismo global entrou claramente em uma fase prolongada de crise que se expressa em todos os níveis. Por outro, o mercado de ações dos EUA está em alta.
"Refugiados Bem-vindos" e a morte do Capitalismo Sueco "gentil" Este artigo foi publicado originalmente em sueco em 8 de outubro em marxist.se. Ele explica a ascensão do Partido Democrata Sueco, um partido de direita que fez da oposição à imigração um dos pilares centrais de sua política. Enquanto isso, a "esquerda" e os moderados, que aplicaram uma década de austeridade e se tornaram cada vez mais impopulares como resultado, não têm nada a oferecer a não ser tentar imitar a retórica anti-imigrante da direita.
“Os Comunistas Estão Chegando: um Manifesto Visual” – documentário de longa-metragem da Internacional Comunista Revolucionária (ICR) Temos o orgulho de anunciar que "Os Comunistas Estão Chegando: um Manifesto Visual" – um novo documentário de longa-metragem produzido pela Internacional Comunista Revolucionária – estreia hoje às 18h, horário do Reino Unido. O documentário completo estará disponível no YouTube, narrando o primeiro ano da ICR e explicando a importância de se construir uma organização revolucionária internacional hoje.
O significado da ascensão da China A China se consolidou como a principal potência industrial do mundo. Não passa um dia sem notícias de novos avanços tecnológicos feitos na China.
Tirem as mãos da Colômbia e da Venezuela! Nos últimos 10 meses, Donald Trump usou o enorme peso da relação entre os Estados Unidos e a Colômbia para aumentar a pressão sobre o governo de Gustavo Petro. O exemplo mais recente foi sua escandalosa denúncia do presidente colombiano como "líder do narcotráfico" e a imposição de tarifas de 25%.
Declínio industrial da Europa: entre a cruz e a espada De berço da revolução industrial, a Europa experimentou um declínio prolongado. Parte disso se deve à erosão de sua base industrial central, por meio de um processo de desindustrialização, que ganhou força após a crise de 2008 e se acelerou acentuadamente desde a COVID-19.
"Que se vayam todos": agitação social no Peru derruba a líder golpista, a presidente Boluarte O que começou como protestos de jovens em oposição a uma contrarreforma da previdência rapidamente se transformou em uma crise política de enormes proporções. Em um cenário de criminalidade desenfreada, corrupção persistente e agitação social, o movimento de massas forçou a deposição da presidente golpista Dina Boluarte. Mas a tentativa de substituí-la de cima para baixo, com a nomeação de José Jerí, não deteve os protestos. 15 de outubro foi um dia crítico: um manifestante chamado Eduardo Ruiz foi morto pela polícia e centenas ficaram feridos.
Mafiosos, macartismo e militância: a história da ‘Black Friday’ de Hollywood 80 anos atrás, nas primeiras horas do dia 5 de outubro de 1945, uma batalha intensa começou no prédio do estúdio da Warner Bros em Burbank, na Califórnia. Isso não foi uma gravação para um novo filme de guerra, mas um confronto armado entre cenógrafos sindicalizados de um lado e fura-greves, capangas da máfia e a polícia, colaborando com os os donos do estúdio, do outro. A “Black Friday” foi a sangrenta culminação da maior greve na história de Hollywood, um grande marco da militância dos trabalhadores com o qual a indústria não havia lidado até então.
O que a bolha do mercado de ações pode nos dizer sobre o estado da economia dos EUA Os mercados financeiros estão em alta como nunca antes. Após algum nervosismo em abril, quando Trump anunciou suas "tarifas recíprocas", as bolsas de valores bateram recordes consecutivos. Ao mesmo tempo em que os trabalhadores estão sendo arrochados, as finanças públicas estão em crise em todos os lugares, os bancos centrais não conseguem conter a inflação e o desemprego está dando as caras. Algo não está certo.
México: grande entusiasmo pela fundação do Partido Comunista Revolucionário Nos dias 10, 11 e 12 de outubro, mais de 200 comunistas se reuniram no Sindicato dos Telefonistas da Cidade do México para o congresso de fundação do Partido Comunista Revolucionário (PCR). Em um clima de grande entusiasmo, discutimos perspectivas internacionais e nacionais, um balanço do nosso trabalho e os princípios políticos e organizacionais do nosso partido.
Madagascar: Exército se divide e presidente foge – o movimento de massas conquistou sua primeira vitória Os acontecimentos se desenvolveram em velocidade vertiginosa durante o fim de semana em Madagascar. O movimento juvenil de massa, iniciado em 25 de setembro, derrubou o antigo regime. Uma parte do exército se recusou a continuar a repressão contra as massas e se amotinou. O presidente teve que ser levado de avião pelos militares franceses no domingo, 12 de outubro.