Trabalhadores se defendem contra as investidas de Trump em Los Angeles No fim de semana de 6 de junho, Los Angeles foi alvo de uma série coordenada de batidas do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega dos Estados Unidos (ICE). Agentes federais militarizados, armados com fuzis de assalto e lançadores de granadas de gás lacrimogêneo, contaram com o apoio do Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD). Dezenas de agentes invadiram locais de trabalho em bairros operários do centro e leste da cidade, com alta concentração de imigrantes, prendendo pelo menos 44 pessoas.
A dívida global: uma bomba- relógio Durante décadas, a economia mundial foi mantida à tona pelo suporte de vida do crédito. Durante algum tempo, parecia que não havia limites para o que os governos podiam pedir emprestado para estabilizar o sistema. Os problemas eram simplesmente empurrados para o fim da estrada, como se não houvesse amanhã. Desta forma, alimentaram um monstro que ameaça agora devorar o seu dono.
Sérvia: sobre a exigência de novas eleições Os estudantes que lideram os protestos em curso na Sérvia anunciaram recentemente que exigem eleições parlamentares antecipadas, nas quais eles próprios apresentarão sua própria lista de candidatos. Todos os meios de comunicação da oposição divulgaram essa declaração em alto e bom som, e as massas expressaram seu apoio por confiança nos estudantes. Alguns ativistas chegaram a afirmar que qualquer pessoa a favor da derrubada do regime de Aleksandar Vučić apoiará essa demanda.
Colômbia: o referendo fracassou – vamos intensificar a luta! Na quarta-feira, 14 de maio, o Senado colombiano rejeitou a proposta de realizar um referendo para votar aspectos-chave da reforma trabalhista proposta pelo Pacto Histórico, a coalizão governista composta por partidos de esquerda.
México: um período de luta e instabilidade Os primeiros meses desse ano apresentaram desafios bastante importantes tanto para o atual governo mexicano quanto para a luta de classes. A chegada de Trump está balançando o governo e acelerando as contradições inerentes ao reformismo. Somando-se a isso a onda de mobilizações lideradas pelos professores do sindicato CNTE, em Zacatecas e Chapingo, contra os ataques às suas aposentadorias. Da mesma forma, as tensões nas escolas também estão aumentando sob a demanda de cantinas subsidiadas para os estudantes.
EUA: Tiroteio na embaixada em Washington – os imperialistas são os verdadeiros assassinos Elias Rodriguez foi acusado de assassinar dois funcionários de baixo escalão da embaixada israelense, em um aparente ato de protesto em solidariedade à Palestina. Os imperialistas e sua mídia já se utilizaram disso cinicamente para justificar seu apoio ao genocídio em curso em Gaza e seus ataques antidemocráticos ao movimento pró-Palestina.
O capitalismo monopolista, o imperialismo e a economia mundial Que palavra liga uma das mais famosas obras teóricas de Lenine, cereais de supermercado e microchips de silício, e um popular jogo de tabuleiro doméstico, desenvolvido no início do século XX? A pista está no título: monopólio.
Kneecap: quem são os verdadeiros terroristas? O establishment britânico intensificou sua caça às bruxas ao trio de hip hop Kneecap. O integrante da banda, Mo Chara, foi acusado de crime de terrorismo por levantar “suspeitas razoáveis de que apoia uma organização proscrita, o Hezbollah”.
Por que Trump está marginalizando Netanyahu? Dois meses após Benjamin Netanyahu ter rompido o breve cessar-fogo, a situação em Gaza atingiu níveis catastróficos. Ajuda, medicamentos e itens essenciais se esgotaram devido ao bloqueio total imposto por Israel, e os bombardeios implacáveis das Forças de Defesa de Israel (FDI) foram retomados. Inúmeras organizações humanitárias alertaram que o bloqueio está prestes a matar dezenas de milhares de pessoas por meio de uma fome generalizada.
Paquistão: APELO URGENTE DE SOLIDARIEDADE – libertem os líderes presos do Comitê de Ação Awaami, Gilgit Baltistan! A Internacional Comunista Revolucionária (ICR) protesta contra a prisão dos líderes do Comitê de Ação Awaami de Gilgit Baltistan (AAC-GB) e do Partido Comunista Inqalabi pela polícia no Paquistão. Expressamos nossa solidariedade aos camaradas presos, que enfrentam repressão por se oporem à pilhagem das terras e recursos da região pelos capitalistas e imperialistas. Convocamos o movimento operário internacional e todos os nossos leitores a protestarem contra este flagrante ato de repressão.
O primeiro congresso do CCR: um patamar superior O primeiro congresso do Coletivo Comunista Revolucionário decorreu nos dias 10-11 de maio em Lisboa. Ao longo do fim de semana, uma vintena de militantes de diferentes regiões participou das diferentes sessões, assim como meia dúzia de simpatizantes e três convidados internacionais. Após dois anos de crescimento e de desenvolvimento, o congresso colocou o CCR num patamar superior, melhorando a sua organização e elevando o seu nível político.
Papa Francisco: amigo dos pobres? O presente artigo foi escrito antes da fumaça branca do “Espírito Santo”, acionada pelos políticos do Vaticano, vestidos de santos Cardeais, decidirem o novo Chefe da Igreja Apostólica Romana.
Índia e Paquistão entram em outra guerra: somente a guerra de classes pode acabar com todas as guerras Começou outra guerra entre os arquirrivais Índia e Paquistão, na qual ambos reivindicaram vitória até o momento. Na madrugada de 7 de maio, a Força Aérea Indiana realizou nove ataques dentro do Paquistão e na Caxemira administrada pelo Paquistão. Em retaliação, o Paquistão afirma ter derrubado cinco jatos indianos, o que a Índia até agora nega.
Índia-Paquistão: a guerra só serve os ricos – os trabalhadores devem unir-se! Os tambores da guerra estão a rufar de novo em todo o Sul da Ásia. No meio da histeria sanguinária, temos de recordar esta verdade: nenhuma guerra imperialista beneficiou alguma vez os trabalhadores.
Crise revolucionária na Sérvia Desde o desabamento da cobertura da estação de Novi Sad, em 1º de novembro de 2024, que matou 16 pessoas, ocupações, bloqueios e protestos liderados por estudantes têm sido organizados por toda a Sérvia. Essa calamidade, causada pela corrupção, desencadeou uma onda de indignação em todo o país. No momento da redação deste artigo, em abril, mais de um milhão de pessoas em toda a Sérvia participaram e expressaram seu apoio às reivindicações dos estudantes. Manifestações estão sendo realizadas em todo o país.