Portuguese

  • Trump aperta o cerco contra Cuba – Abaixo o bloqueio! Tirem as mãos de Cuba! Defendam as conquistas da revolução!

    Em 30 de junho de 2025, o governo de Donald Trump publicou um memorando presidencial (NSPM-5) que endurece o bloqueio econômico contra a Revolução Cubana. O objetivo dessas medidas é claro: submeter o povo cubano à fome e promover uma mudança de regime. Trata-se de um ato flagrante de agressão imperialista, que a Internacional Comunista Revolucionária (ICR) rejeita veementemente, conclamando o movimento operário mundial e todos os democratas consequentes a se manifestarem contra.

  • A degenerescência e o colapso da Quarta Internacional: em defesa do nosso património

    A Quarta Internacional foi fundada por Trotsky em 1938. Àquela altura, a Segunda Internacional “Socialista” e a Terceira Internacional “Comunista” haviam traído completamente suas missões históricas e agido como obstáculos traidores no caminho da vitória da classe trabalhadora. Era necessária uma nova direção revolucionária em todo o mundo, fundada nas ideias marxistas há muito abandonadas pelas outras Internacionais.

  • Zohran Mamdani surpreende nos EUA: será este um passo em direção a uma Nova York socialista?

    Em uma grande reviravolta política, Zohran Mamdani, membro dos Socialistas Democratas da América (DSA), venceu as primárias democratas para a prefeitura de Nova York. O candidato de 33 anos derrotou o ex-governador e favorito do establishment, Andrew Cuomo, conquistando 43% dos votos de primeira escolha contra 36% de Cuomo. Como observou o Wall Street Journal, “o epicentro do capitalismo global pode em breve ter um prefeito socialista.”

  • A guerra de Israel contra o Irão – como Trotsky teria colocado a questão?

    Eles atiram nas mulheres porque o cabelo delas está descoberto. Eles atiram em estudantes. Eles apenas sugam o oxigênio dessas pessoas corajosas e talentosas, o povo iraniano. A decisão de agir, de se levantar desta vez, é uma decisão do povo iraniano.” Estas foram as palavras do primeiro-ministro israelita, Netanyahu, em plena guerra de agressão de Israel contra o Irão.

  • Abaixo a guerra contra o Irã! Abaixo o imperialismo dos EUA!

    “AGORA É HORA DE PAZ”, escreveu o presidente dos EUA, Donald Trump, na Truth Social neste sábado. No mesmo dia, os EUA realizaram o maior ataque militar contra o Irã da história moderna. Trump teve o apoio dos líderes europeus, incluindo seu servo obediente em Downing Street, todos exigindo que o Irã demonstrasse “moderação”, “desescalasse” o conflito e retornasse à mesa de negociações.

  • Protestos se espalham por todos os Estados Unidos após envio de fuzileiros navais por Trump

    Uma semana se passou desde que Trump intensificou seu regime de terror contra trabalhadores imigrantes e suas famílias. As batidas do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) em locais de trabalho, escolas e hospitais se intensificaram, com a Casa Branca triplicando a cota diária de prisões do ICE de mil para 3 mil.

  • Netanyahu tenta iniciar uma guerra a grande escala no Médio Oriente

    Na madrugada de sexta-feira, 13 de junho, Israel lançou um ataque massivo contra o Irão, eliminando parte da sua liderança militar e atingindo algumas das suas instalações nucleares. Uma segunda onda de ataques israelitas está em curso no momento em que este artigo é escrito, atingindo alvos em Teerão, Keraj e Qom, bem como a Instalação de Enriquecimento Nuclear de Natanz pela segunda vez. Este ato de agressão descarado ameaça desencadear uma conflagração regional mortal com consequências de longo alcance.

  • Trabalhadores se defendem contra as investidas de Trump em Los Angeles

    No fim de semana de 6 de junho, Los Angeles foi alvo de uma série coordenada de batidas do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega dos Estados Unidos (ICE). Agentes federais militarizados, armados com fuzis de assalto e lançadores de granadas de gás lacrimogêneo, contaram com o apoio do Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD). Dezenas de agentes invadiram locais de trabalho em bairros operários do centro e leste da cidade, com alta concentração de imigrantes, prendendo pelo menos 44 pessoas.

  • A dívida global: uma bomba- relógio

    Durante décadas, a economia mundial foi mantida à tona pelo suporte de vida do crédito. Durante algum tempo, parecia que não havia limites para o que os governos podiam pedir emprestado para estabilizar o sistema. Os problemas eram simplesmente empurrados para o fim da estrada, como se não houvesse amanhã. Desta forma, alimentaram um monstro que ameaça agora devorar o seu dono.

  • Sérvia: sobre a exigência de novas eleições

    Os estudantes que lideram os protestos em curso na Sérvia anunciaram recentemente que exigem eleições parlamentares antecipadas, nas quais eles próprios apresentarão sua própria lista de candidatos. Todos os meios de comunicação da oposição divulgaram essa declaração em alto e bom som, e as massas expressaram seu apoio por confiança nos estudantes. Alguns ativistas chegaram a afirmar que qualquer pessoa a favor da derrubada do regime de Aleksandar Vučić apoiará essa demanda.

  • Colômbia: o referendo fracassou – vamos intensificar a luta!

    Na quarta-feira, 14 de maio, o Senado colombiano rejeitou a proposta de realizar um referendo para votar aspectos-chave da reforma trabalhista proposta pelo Pacto Histórico, a coalizão governista composta por partidos de esquerda.

  • México: um período de luta e instabilidade

    Os primeiros meses desse ano apresentaram desafios bastante importantes tanto para o atual governo mexicano quanto para a luta de classes. A chegada de Trump está balançando o governo e acelerando as contradições inerentes ao reformismo. Somando-se a isso a onda de mobilizações lideradas pelos professores do sindicato CNTE, em Zacatecas e Chapingo, contra os ataques às suas aposentadorias. Da mesma forma, as tensões nas escolas também estão aumentando sob a demanda de cantinas subsidiadas para os estudantes.

  • EUA: Tiroteio na embaixada em Washington – os imperialistas são os verdadeiros assassinos

    Elias Rodriguez foi acusado de assassinar dois funcionários de baixo escalão da embaixada israelense, em um aparente ato de protesto em solidariedade à Palestina. Os imperialistas e sua mídia já se utilizaram disso cinicamente para justificar seu apoio ao genocídio em curso em Gaza e seus ataques antidemocráticos ao movimento pró-Palestina.

  • O capitalismo monopolista, o imperialismo e a economia mundial

    Que palavra liga uma das mais famosas obras teóricas de Lenine, cereais de supermercado e microchips de silício, e um popular jogo de tabuleiro doméstico, desenvolvido no início do século XX? A pista está no título: monopólio.

  • Kneecap: quem são os verdadeiros terroristas?

    O establishment britânico intensificou sua caça às bruxas ao trio de hip hop Kneecap. O integrante da banda, Mo Chara, foi acusado de crime de terrorismo por levantar “suspeitas razoáveis de que apoia uma organização proscrita, o Hezbollah”.